fotos-slides-site12.jpg

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

A Constelação Sistêmica foi criada por Bert Hellinger e tem como objetivo trazer à consciência dinâmicas de nossas vidas que estão como elementos ocultos, os chamados emaranhamentos que causam sofrimentos. Muitas vezes, tais emaranhamentos são de ordem sistêmica, assim como suas soluções. Constelar um tema é trazer à tona esse emaranhamento e, com isso, a possibilidade de trazer as ordens que estabelecem as soluções.

O trabalho pode ser de forma individual ou em grupo. Quando é realizado em grupo, o cliente escolhe os representantes que entram no campo desse cliente e que, logo, começam a refletir sensações e sentimentos das pessoas que estão representando. Com isso, é possível encontrar o emaranhamento em questão que traz sofrimento, e também a solução subsequente. O cliente assiste a tudo e vai ampliando em consciência, vai ganhando chaves preciosas para mudar sua própria vida. As transformações transcorrem e encontram caminhos para se realizar em nosso cotidiano.

Muitos temas podem ser constelados: conflitos, separações, doenças, traumas, medos, vida profissional, relacionamentos amorosos ou profissionais, e qualquer outro sintoma ou situação que necessite ser transformada.

As Constelações abrem um campo dotado de saber, que transcende e dirige o indivíduo, procura e encontra soluções ricas em criatividade e equilíbrio. O processo conduz a revelações e experiências impossíveis de serem vivenciadas de outra forma.

Participar como representante/assistente de uma Constelação também é algo revelador e transformador. O campo de sabedoria que se abre também nos modifica, nos toca no profundo e nos desabrocha para soluções pessoais antes não imaginadas. A experiência e o aprendizado nos possibilitam o novo, enquanto nos conectamos com a fonte criativa que permite soluções saudáveis.

O que é Familienstellen? E Original Hellinger® Familienstellen?

 

Pois bem, Bert Hellinger foi fazendo as descobertas ao longo de sua vida e seu trabalho sobre as Constelações Familiares e as Ordens do Amor. Dos anos 80 até 2002 a Constelação foi praticada por Bert na sua forma inicial,  podemos chamar de Constelação clássica.

Nesse momento os representantes eram posicionados de forma que ficassem bem ao final da constelação. Para isso a posição era alterada, ou eram incluídos membros desconhecidos para que todos pudessem respirar de forma aliviada com a inclusão dos excluídos. Essas constelações eram sobretudo sobre família de origem e atual e os resultados eram muito satisfatórios. Também era visto, muitas vezes, como uma ferramenta de psicoterapia.

A fase chamada de Movimentos da Alma (2002 a 2006) trouxe maior profundidade. Já não se perguntava tanto o que os representantes sentiam, e estes sabiam pouco ou nada sobre o cliente, mas se entregasse aos movimentos que emergiam de seu interior e o tomavam. A constelação já não tinha um objetivo pré-estabelecido e o que havia eram os movimentos da alma que revelavam algo que acontecia nas famílias e precisava ser reconhecido. O constelados também se deixava ser conduzido por essa força.

De 2006 a 2016 foi a fase da Constelação Familiar espiritual, o amor do espírito. Outras descobertas foram feitas por Bert e Sophie Hellinger sobre as diferentes consciências. Nessa fase o constelador precisa de pouquíssimas informações sobre o cliente e está conectado ao grande campo espiritual, e os representantes se movem muito lentamente e são escolhidos intuitivamente pelo facilitador, não pelo cliente. E o constelador não interfere  no movimento.

Nessa fase foi possível ampliar: as constelações se aplicam a todas as nossas relações e as constelações podem terminar “abertas" ou “inacabadas”. 

 

A partir de 2017 temos a fase atual de Original Hellinger® Familienstellen, difundida pela Hellingerschule por Sophie Hellinger. Constelador e representantes são tomados por uma força maior e todos os presentes recebem a revelação e não há intervenção.

A partir de 2018 a Original Hellinger® Familienstellen fica sob a condução de Sophie Hellinger, pois Bert Hellinger se retira da vida pública, aos 93 anos.

O essencial é que Familienstellen é um lugar dentro de nós, uma postura, uma atitude, que precisamos encontrar. Onde ficamos centrados e olhamos para o essencial para olhar de forma direta, aberta, sem intenção e sem julgamento, perante a vida.

Não é técnica, não é ferramenta, não é terapia. Mas uma forma de ficar presente. E este lugar tem força, então novas soluções podem chegar. Não é fazer, mas deixar acontecer. Com essa postura eu posso acessar um conhecimento que já existe, que é pleno e é da vida. Exige coragem. Mas no momento em que desenvolvo essa postura, posso utilizar em todas as dimensões da vida.

Você pode participar dos processos:

Trazer à consciência dinâmicas familiares  que nos bloqueiam para a vida.

Curar bloqueios, criar abundância e oferecer seus talentos

Conectando-se com a alma selvagem em experiência que une sagrado feminino às constelações familiares

ICONES3.png
ICONES5.png
ICONES4.png

INDIVIDUAL                              GRUPO                              ONLINE                           CONSULTÓRIO

ICONE2.png

OS CAMPOS MORFOENERGÉTICOS E AS CONSTELAÇÕES
 

A teoria dos campos morfogenéticos pode explicar como se passa a “influência” do passado familiar para o descendente. Segundo a teoria, informações vividas por membros da mesma espécie ficam armazenadas em um campo invisível, o campo mórfico, e o conteúdo destas experiências ficam acessíveis posteriormente para membros da espécie, não importando o tempo do evento ou se houve ou não contato entre os membros. O aprendizado e a influência vem pelo campo mórfico, e não pelo convívio e contato “pessoal”.  O mundialmente famoso biólogo, Rupert Sheldrake (2011, p.114), explica o que é o campo morfogenético:

“Na década de 20, animados por um espírito holístico, vários biólogos, trabalhando independentemente, propuseram uma nova maneira de pensar a respeito da morfogênese biológica: o conceito do campo morfogenéticos, embrionários ou de desenvolvimento. Esses campos seriam semelhantes aos campos conhecidos pela física, no sentido de que corresponderiam a regiões invisíveis de influência, dotadas de propriedades inerentemente holísticas, mas constituiriam um novo tipo de campo desconhecido pela física. Estariam dentro dos organismos e em torno deles, e conteriam dentro de si mesmos uma hierarquia aninhada de campos dentro de campos – campos de órgãos, campos de tecidos, campos de células….

À semelhança das enteléquias, os campos morfogenéticos atraem os sitemas em desenvolvimento em direção aos seus fins, metas ou representações contidos dentro deles próprios. Matematicamente, os campos morfogenéticos podem ser modelados em termos de atratores encerrados dentro de bacias de atração.”

Leia mais em:
Rupert Sheldrake, O Renascimento da Natureza, Editora Cultrix, 2011.

BERT HELLINGER

foto%2520bert_edited_edited.jpg

Bert Hellinger é o fundador da Constelação Familiar (Familienstellen). Ele começou sua pesquisa sobre o fenômeno da representação em 1978 e descobriu as ordens básicas da vida, que ele chamou de "Ordens do Amor". Estas ordens formam a base da Constelação Familiar (Familienstellen).

Depois de anos estudando filosofia, teologia e pedagogia, Bert Hellinger 

Desenvolveu seu próprio método terapêutico, a Constelação Familiar Original Hellinger®.  Mudialmente conhecida, é utilizada em muitas áreas diferentes: psicoterapia, consultoria organizacional e empresarial, pedagogia, medicina, justiça, aconselhamento de vida e educação -  assistência de vida no sentido mais amplo. É um conhecimento que abrange todas as áreas da vida.

 

A nova Constelação Familiar Original Hellinger® (Familienstellen) é um procedimento de representação gráfica em que as pessoas são colocadas no espaço representando membros de uma família, uma empresa ou um produto, a fim de fazer uma leitura de uma dinâmica a partir dessas pessoas relacionadas. A constelação Familiar serve para que a pessoa possa desvendar os antecedentes de fracasso, doença, desorientação, vícios, agressão, desejo de morte e muito mais.

Novas descobertas e percepções, obtidas na prática durante seminários, conversas, meditações e muitas outras situações da vida, foram constantemente incorporadas ao seu método: A Constelação Familiar Original Hellinger® com Cosmic Power® 


Seu método continua expandindo, auxiliando inclusive tribunais e sistemas de saúde e está constantemente evoluindo. Desde a morte de Bert em setembro de 2019, Sophie Hellinger é responsável pela administração e é também o motor energético para a continuação e desenvolvimento da herança da Constelação Familiar. 

Bert Hellinger já escreveu mais de 110 livros. Estes foram traduzidos para 38 idiomas (disponíveis em nossa loja na Amazon e via VideoOnDemand) O trabalho de Bert e Sophie Hellinger está documentado em numerosos vídeos e CD/DVDs.

Para saber mais:
hellinger.com