• Andrea Quirino

A Colheita - para o que olhamos primeiro em nossos sucessos?

Atualizado: Set 11

A colheita é fruto da maturidade bem sucedida. Chega com o tempo, a seu tempo. Além de nosso serviço, a colheita depende também de circunstâncias favoráveis. Por isso, para obter a colheita que procuramos, é importante criar as condições que a favoreçam. Por exemplo, um ambiente favorável que beneficie e faça frutificar o rendimento de nosso trabalho. Nosso benefício depende em grande medida de uma colheita. 


A colheita é, em seu sentido original, algo que cresceu. Apoia-se em algo que a sustenta. Muitas coisas devem colaborar de uma determinada maneira para que algo a sustente e nos seja presenteada.


Uma colheita assim beneficia muitos. É medida pelo quanto serve a nós e a outros. Tem seu próprio valor interno, um valor vital.


O benefício também é uma colheita. Nossa colheita se mede geralmente pelo seu benefício. No entanto, há uma hierarquia entre ambos. Primeiro vem a colheita, e depois o benefício.

A questão é: para o que olhamos primeiro em nossos sucessos? Olhamos primeiro para a colheita e, só em sintonia com ela, para o benefício? Colocamos em jogo, algumas vezes, a colheita por causa do benefício? Se o benefício continua sendo o principal, quanto tempo permanecerá sem uma colheita que o suporte?


Se percebermos o que acontece em nós, se nossa atenção fica focada em primeiro lugar no benefício, sentimos a diferença. Sobretudo se percebermos o que muda em nossos funcionários quando seu trabalho serve menos à colheita do que ao benefício. 


Dá prazer aos funcionários, e também a nós, primeiro a colheita e depois o benefício. Se atendermos primeiro o benefício, o que nós e eles ainda produziremos para a colheita?

Aqui se mostra uma ordem do sucesso. O sucesso segue uma colheita; esse sucesso e sua colheita beneficiam muitos. São respeitados e bem-vindos por isso.


Quando o benefício foi colocado em primeiro lugar podemos observar depois de um tempo: o que a água traz, ela leva.


Só a colheita acaba sendo para nós e para os outros um benefício propriamente dito, um benefício que permanece.


Bert Hellinger - Histórias de Sucesso na Empresa e no Trabalho



8 visualizações
s_rdp.jpg

POR DENTRO DA  AGENDA

CONTATO

+55 (19) 992604811